Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Bom Dia!
Passando pela Avenida Brasil, de carro , ônibus,van, moto ou mesmo a pé, não se pode deixar de notar o imponente castelo centenário em estilo mourisco. Centro de pesquisa médica e aberto para tours. Isto mesmo pessoal, pode-se fazer visitas ao espaço. Algo que muitos cariocas desconhecem. E olha que vale a pena conhecer, fui lá. Além de um acervo histórico, possui uma vista incrível da zona norte do Rio.
E sem enrolação, vamos explorar, as suas imagens, curiosidades, sua importância,história, fotos, dicas e muito mais.
O Prédio
logo na entrada o busto de seu fundador. O médico sanitarista Oswaldo Cruz. é a mais importante instituição de ciências e tecnologia em saúde da américa Latina, sendo referência em pesquisas.
Em 12 de dezembro de 1907, passou a denominar-se Instituto de Patologia Experimental de Manguinhos. Mas em 19 de março de 1918, passou a chamar-se Instituto Oswaldo Cruz, em homenagem ao seu idealiador.Adotando a sigla "Fiocruz". Seu Objetivo é a pesquisa e o tratamento de doênças tropicais.Não se llimitando somente ao Rio de Janeiro, e nem tampouco à pesquisa ou produção de vacinas. tendo papel importante nas campanhas de saneamanto das cidades assoladas por surtos e epidemias de febre amarela, varíola e peste bubônica, e como se não bastasse teve que enfrentar uma cerrada oposição e um levante popular. que ficou conhecido como, "A Revolta da Vacina".
foi um motim popular ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade carioca, então capital do Brasil. Seu pretexto imediato foi uma lei que determinava a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, mas ligado a outras causas mais profundas, como as reformas urbanas que estavam sendo realizadas pelo prefeito na época. (Pereira Passos) e as campanhas de saneamento lideradas pelo médico Oswaldo Cruz .( Será que a história esta se repetindo nos dias de hoje novamente com as vacinas ?, vamos torcer que o bom senso prevaleça e todos se vacinem e respeitem a ciência.).
Seu interior é igualmete majestoso!
Comentários
Postar um comentário