Petrópolis
Esta imagem é do Palácio Imperial, hoje Museu Imperial |
Hoje vamos subir a "Serra da estrela", mas conhecida como serra de Petrópolis, onde vamos conhecer uma cidade com uma vocação turística e com um passado histórico importante para o nosso estado.
Foi fundada em 16 de março de 1843 pelo imperador Dom Pedro II e, sob seu patrocínio, colonizada por imigrantes alemães. Encantado pelo lugar, que possuia um clima ameno, além de uma natureza exuberante. Passava durante os meses mais quentes na cidade. E põem atrativos nesta cidade, quando estive lá, conheci: A casa de Santos Dumont, o Museu Imperial, Museu de Cera, Palácio de Cristal, Palácio Quintandinha, Casa do Colono, Cervejaria Bohemia, Catedral de São Pedro de Alcantara, Feirinha de Itaipava, Casa do Alemão, avenida koeler. Cansou?, eu também e olha que tem mais lugares, por toda parte tem um espaço que merece atenção.
O caminho pela serra, vendo as montanhas, cachoeiras e pequenas propiedades rurais, já é uma atração a parte!
O MUSEU IMPERIAL
Localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis |
Uma figura emblemática de nossa história |
Esta imagem tirei na parte da manhã, era umas 7 horas, ainda dava para se ver a neblina ao redor, mas é bom aproveitar o dia bem cedo, mesmo com 13 graus. Petrópolis é a cidade mais segura do estado do Rio e a sexta cidade mais segura do Brasil , segundo classificação do IPEA (Instituto de pesquisa econômica e aplicada) para cidades de médio e grande portes.
Agora vocês sabem porque o nome Petropolis?
Seu nome vem da junção da palavra em latim Petrus (Pedro) com a em grego Pólis (cidade), ficando "Cidade de Pedro". Nada mais justo, pois foi Dom Pedro o seu fundaddor e principal personagem que impulsionou o seu povoamento e urbanização. Até o século XVIII, a região era habitada pelos indios Coroados, o que lhe valeu a denominação, pelos portugueses , de "Sertão dos Índios Coroados".
A Catedral São Pedro de Alcântara
O Mausoléu, onde jáz os tumulos da familia real, onde consta:
1- Dom Pedro II, Imperador (1825-1891);
2- Teresa cristina de Bourbon-duas Sicilias, imperatriz do Brasil (1822-1889)
3- Dona Isabel de Bragança, princesa Imparial do Brasil (1846-1921)
4- Gastão de Orleans, principe imperial consorte e conde d'EU (1846-1922)
5- Pedro de alcântara de Orleans e Bragança, principe de Orleans e Brag (1875-1940)
6- Elisabeth Dobrzesky de Dobrzenicz, condesa de Dobrzensky (1875-1951)
Os vitrais são um espetáculo a parte
DICAS:
Estação Rodoviária - Terminal Rodoviário Novo Rio
Horários – Diariamente, com saídas a cada 15 minutos. À noite, a partir das 21h / 21h20min / 21h40min / 22h / 22h30min / 23h / 23h58min
Empresa – Única / Fácilhttp://www.unica-facil.com.br/
Telefone - (21) 2263-8792
Comentários
Postar um comentário