Boa Tarde!
Esta bela construção, que antigamente foi um posto alfandegário, fica no interior da baia de Guanabara, próxima ao centro histórico do Rio de Janeiro. Com um estilo arquitetônico "Gótico", inspirado nas contruções francesas do século: XIV, cuja principal característica é o formato de curvas terminados em ogivas. Esta magnifica construção foi concluida em abril de 1889(portanto, vai fazer 133 anos em abril deste ano). Contou com a participação em sua inauguração do imperador Dom Pedro II. E que alíais o incentivo da contrução e a escolha estilo arquitetônico foi do Imperador. Local em que foi realizado o último baile do império antes da proclamação da república. E realmente uma obra incrivel e que da a sensação de que estamos voltando na época do império, inclusive tem um museu e visita guiada contando a história do local com atores vestidos com trajes de época, bem interessante mesmo.
Cenário Estiloso
A Ilha dos Ratos
Muitas curiosidades sobre a ilha, entre elas, conhecida como ilha doss ratos, porque as pequenas pedras cinzentas de sua construção vistas à distância, pareciam ratos.
O último Baile do império começou por volda de 20h e durou até 4 horas da manhã(festão heim!), outro detalhe é que o palácio foi inteiramente mobilhado para o baile, consumidos 188 caixas de vinhos, 88 de champagne e 10 mil litros de cerveja. O povo sabia dar uma festa mesmo.
O Museu
A ilha possui em seu interior um museu, mas seu centro cultural abrange uma área que integra o complexo cultural da Marinha, formado por um circuito de museus e exposições, logo no inicio da visita, onde compra-se o ingresso para a ilha podemos ver algumas atrações, como um submariro, convertido em museu, um helicoptero de combate e uma caravela, na zona central do Rio de janeiro.
O interior do Castelo
Os detalhes arquitetônicos de seu interior são igualmente majestosos, onde arcos, vitrais e sua estrutura em estilo gótico se fazem presentes. Como havia dito antes a contrução e o estilo arquitetônico foram decididos por D Pedro II, que tendo em conta não queria conflitar com a paisagem da serra do mar. E o mesmo teria afirmado "A ilha é um delicado estojo, digno de uma brilhante joia".
Mas vamos as imagens de seu interior, com seus vitrais e sua exposição, também muito interessante de se ver.
O Entorno da ilha
O entorno da ilha também encanta com a natureza, as montanhas e a cidade ao fundo, formando um visual digno de filme e é claro não podia deixar de tirar mais fotos e alguns videos, um passeio que realmente vale a pena, tanto para o carioca como para os visitantes da cidade.
Este video abaixo, tirei porque achei interessante o avião com as cores do Brasil contrastando com a baia de guanabara e o castelo.
Dicas:
Dias: De quinta a domingo em três horários: 12h30, 14h e 15h30 (às terças a visitação é gratuita);
Endererço: Dirija-se até a praça XV, localizada no centro do Rio de Janeiro, onde você deverá encontrar o Espaço Cultural da Marinha;
ingresso: Os ingressos são vendidos no período das 11h às 15h10. O embarque acontece 20 min antes;
Obs: entrar em contato antes ok!
(21) 2532-5992 ou 2233-9165. E-mail: “dphdm.agendamento@marinha.mil.br”
Mapa de sua localização:
Um passeio que vale, não só pela beleza do lugar, como também pela sua história! Abraço forte!
Comentários
Postar um comentário