Quinta da Boa Vista
Bom Dia!
Mais uma área verde, localizada no bairro imperial de São Cristóvão, sendo um complexo paisagístico público de grande valor histórico. Uma curiosidade sobre a Quinta da Boa Vista é seu nome, que se deve aos portugueses, onde Quinta de forma geral é o nome que dão as propiedades rurais, que normalmente apresentam um terreno com uma habitação no local, mas ai você pode me perguntar, porque o nome Quinta da Boa Vista. Boa Vista se deve ao fato de no ano de 1808 quando da chegada da Família Real, as terras pertenciam na época ao traficante de escravos. Elias Antônio Lopes, que ergueu por volta de 1803, um casarão sobre uma colina, da qual se tinha uma "Boa Vista" da Baia de Guanabara _ o que deu origem ao atual nome da Quinta.
SUA HISTÓRIA
Com a chegada da família real, Elias doou a sua propiedade ao Principe D. João Maria de Bragança, conhecido como D. João VI. Para utilizá-la como residência real. Com esta estratégia Elias recebeu outra propiedade concedida por D. Jõao VI. Com a transferencia para Quinta deu inicio a obras de reforma e adaptação para acomodar a família real. Na época, a área da quinta era cercada de manguezais e a comunicação por terra com a cidade era dificil. O casarão também foi reformado, onde o encarregado do projeto foi o ingllês John Johnson, instalando inclusive um portão monumental em sua entrada. Portão este inspirado no pórtico de Robert Adam para a "Sion House" residência daquele nobre na Ingraterra. Sendo Tombado pelo IPHAN. Podemos ver este portão de forma destacada como entrada principal do Jardim Zoológico do Rio (Rio Zoo).
Abaixo temos a entrada deste portão que fica no inicio do Rio Zoo.
Com a independência do Brasil . D Pedro I encarregou de finalizar as obras do atual Paço Imperial, contratando de inicio o arquiteto portugues Manuel da Costa e porteriormente substituido pelo francês Pedro José Pézerát. Em estilo neoclássico, o Paço tinha apenas um terrão no lado norte da fachada principal, ganhando outro sométrico no lado sul e um terceiro pavimento. Após o casamento D. Pedro e a imperatriz Leopoldina passaram a residir no Paço. Ali nasceram a futura Rainha de Portugal D. Maria II, princesa da Beira, mas tarde princesa imperial do Brasil e o futuro Imperador do Brasil D. Pedro II.
No Paço, também nasceu , em 29 de julho de 1846, a princersa Isabel, filha de D. Pedro II e Teresa Cristina. Muitas das caracteristicas orininais da Quinta permanecem ate os dias atuais, como a alameda das Sapucaias, um lago onde hoje pode-se andar de pedalinhos e outro onde se encontra uma gruta artificial onde pode-se alugar canoas a remo.
Um casarão próximo a Quinta, D. Pedro I presenteou a marquesa de Santos (Domitila de castro Canto e Melo), que era amante do mesmo. Hoje Funcionaa o Museu do Primeiro Reinado.
IMAGENS
Abaixo algumas imagens da Quinta que tirei quando fiz uma visita(na verdade sempre que posso vou lá, muito tranquilo).
Comentários
Postar um comentário