Aterro do Flamengo
Bom Dia!
Num final de semana de sol, porque não dar um passeio num dos parques mais famosos do Rio. O Aterro do Flamengo, podendo dar um passeio de bike, a pé, ou mesmo relaxar e ler um livro enquanto aprecia a bela paisagem composta pelo Aterro a Baia de Guanabara e o Pão de açúcar ao fundo. É uma verdadeira terapia. Inaugurado em 17 de outubro dr 1965, com uma área de 1.200.000 m², sendo construido sobre aterros sucessivos na Baia de Guanabara.
Estendendo-se do Aeroporto Santos Dumont no Centro do Rio, ao início da praia de Botafogo na Zona Sul do Rio. Passando também pelo bairro da Glória, onde temos o MAM (Museu de Arte Moderna), o monumento aos mortos da Segunda Gerra Mundial (já falado no Blog), o memórial Getúlio Vargas, que inclusive já visitei e irei falar sobre brevemente. A Marina da Glória, também visitado e bem interessante com restaurantes e passeios de barcos. Outra parte do Aterro é a região do bairro do Flamengo, possuindo quadras de esportes, como: tenis, basquete, futebol, volei e no mesmo bairro temos o Museu Carmem Miranda (minha avó comentava muito sobre ela e realmente uma artista de grande talento, coisa rara nos dias de hoje), seu museu esta fechado para o público, devido a sua transição para o Museu da Imagem e do Som (MIS). Além é claro da Praia do Flamengo. Vou comentar algumas curiosidades do parque, muitas eu mesmo nem sabia e quando fiz a pesquisa achei interessante compartilhar com vocês.
Curiosidades
1- Uma delas são as Árvores que emolduram a paisagem do local. Para se ter uma idéia da grandiosidade do parque, que possui mais de 11 mil árvores de 190 espécies nativas e exóticas. Só de Palmeiras são mais de 4 mil e de 50 variedades.
2- No Flamengo fica um monumento a Estacio de Sá em homenagem ao fundador da cidade. Uma pirâmide projetada pelo arquiteto Lucio costa e foi inaugurada em 1973. Uma lenda fala sobre uma aparição de São Sebastião durante a batalha das canoas no ano de 1566 (Uma batalha que envolveu 180 canoas tamoias lideradas pelo cacique Quixadá que orquestrou uma cilada que envolveu 5 batéis portugueses, sendo que Estácio de Sá, Governador do Rio de Janeiro estava em um deles . Os indígenas tinham como objetivo retalhar a tentativa de domínio portugues sobre a região da Guanabara). Neste cenário da Baia de Guanabara, houve uma batalha digna de um documenmtário ou um filme épico estilo hollywoodiano. Com uma grande vantagem numérica os nativos dispararam uma enxurrada de flechas, causando grande pânico nos portugueses que inclusive um deles apavorado ao tentar colocar pólvora em um canhão acabou colocando fogo em toda munição, gerando uma grande explosão. E que por irônia acabou impedindo a vitória dos Tupinambás, após o conselho da esposa de Guixadá, advertindo que o incêndio causado pelo português acabaria consumindo todos eles. Pelo que podemos ver o Aterro do Flamengo foi palco de grandes batalhas dignas de filme.
3- O nome Aterro se deve ao fato que para a sua contrução ouve o desmanche do Morro de Santo Antônio com jatos de água nos fins da década de 1950. E os restos do desmonte foram utilizados para a confecção do novo espaço.
4- A equipe que idealizou o parque consta com nomes como: Lotta Macedo Soares, o paisagista Roberto Burle Max, o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e o projeto arquitetônico do parque foi assinado por Affonso Eduardo Reidy.
5- Sua área também impressiona, como havia dito tem mais de 1 milhão de metros quadrados, ocupados por quadras, restaurantes atrações, natureza é claro, sendo que o parque é hoje o maior da cidade, superando em muitos parques como a Quinta da Boa vista (com 155 mil metros quadrados) e o de Madureira ( com 90 mil metros quadrados).
6- Sua iluminação também tem sua história, o projeto é do designer americano Richard Kelly, onde ao criar o sistema de iluminação queria que as lâmpadas do local tivessem um brilho de um luar intenso, mas o mais polêmico e interessante foi custo de seu projeto, pois tinha lâmpadas de 1000 watts e 60 postes de 17 toneladas cada um. Exigiria uma tecnologia que não existia no Brasil. Sendo necessário importar as lâmpadas e construir uma fábrica de postes no subúrbio.
História
A contrução do parque também atendia uma necessidade da época de melhorar o trafego entre a Zona Sul, Centro e Zona Norte. Constituindo-se num plano de urbanização da cidade que já vinham sendo maturados desde o plano Agache (1927-1930). Plano este idealizado por Alfredo Agache na década de 20 de remodelação da cidade. As primeiras obras de aterramento remontam ao inicio do século XX, quando foram costruidas a Avenida Beira Mar, a Praça Paris (também comentada em blog anterior) e a Avenida da Praia do Flamengo. Com o desmonte do Morro do Castelo, que forneceu material para novos aterros na região central, um exemplo foi para a contrução do Aeroporto Santos Dumont. E na décaada de 1950 com o desmonte do Morro de Santo Antônio , foi iniciada a construção de um eroncamento ( um maciço composto por blocos de rochas compactadas, muito utilizado na construção de barragens).
Parque Eduardo Gomes
Anos depois, foi executada a parte final do aterro. O entulho retirado do morro foi sendo despejado no mar , formando, desde o pontal do calabouço até o Morro da Viúva, uma comprida restinga de pedras dispostas de modo a formar uma laguna e a faixa de areia da Praia do Flamengo. De inicio a idéia original seria criar vias expressas entre o Centro e a Zona Sul da cidade. Porém a idéia de se criar um grande parque na área junto as pistas, foi atribuioda a paisagista Carlota de Macedo Soares, amiga do Governador do Estado da Guanabara na época (Carlos Lacerda). Com o projeto de Burle Max, o parque acabou tendo os contornos que conhecemos hoje, com quadras esportivas, como , futebol, volei, tenis, basquete, pistas de aeromodelismo e de modelismo naval. Entre outras atividades culturais ali realizadas.
Desde o ano de 2002, é realizado, todo ano, por volta do mês de agosto, ao lado do pavilhão japones do parque, o Festival do Japão, um festival de cultura japonesa. No inicio do Século XXI, foram construidos vários postos salva vidas com chuveiro e banheiro ao longo da Praia do Flamengo.
Enfim o parque é um grande local de lazer, cultura e esportes, além da natureza bem no meio de um centro urbano. Proporcionando um local ideal para relaxar e aproveitar o final de semana e de forma simples e barata.
Imagens
Ciclovia na cinelândia que da acesso ao inicio do Aterro do Flamengo!
Uma caminhada tendo esta variedade de árvores e esculturas ao longo do trajeto!
Vídeos
Dicas:
Endereço: Av. Infante Dom Henrique S/N - Parque do Flamengo- RJ;
Horário: O local com suas pistas de alta velocidade, do Aeroporto Santos Dumont até Botafogo,
interditadas aos domingos e feriados, das 7:00 às 18:00 horas, abrindo espaços para atividades de lazer.
E para filalizar deixo uma outra imagem simbólica da cidade que só acrescenta a beleza da cidade do Rio de Janeiro, recomendo uma visita é muito bom, uma terapia mental o parque.
Comentários
Postar um comentário