Pernambuco (Recife)
Bom Dia!
Hoje vamos mudar um pouco o cenário e embarcar na terra do Frevo e do Maracatu. Sim Pernambuco e seus vários encantos, onde conheci muitos lugares interessantes e por isso vou dividir em partes, como: Recife, Olinda, Porto de Galinhas, Parque das esculturas de Francisco Brennand, Marco Zero e as esculturas de Brennand, Museu Cais do Sertão e cada um deles com a natureza e a cultura do povo do Nordeste, que é muito rica. Agora o que mais chamou atenção assim que eu cheguei no aeroporto de Guararapes foi a forma que o povo fala, palavras como : oxe, visse, oxente. Quando fui pedir um uber e falei com o motorista o nome do hotel, já me reconheceu logo, oxe você é carioca, seja bem vindo. E as gírias como: "tabacudo, xexeiro, pirangueiro, entre outras, mas também devem achar engraçado o sotaque carioca (nos falamos com o s chiado e as vogais abertas). Mas deixando o sotoque a parte vamos logo falando da cidade de Recife, realmente muito bonita, o marco Zero chama a atenção pelas sua arquitetura.
A origem do nome Pernambuco tem bastante controversa. Para alguns estudiosos vem da aglutinação dos termos "Tupi" (que é a língua falada pelos povos indígenas que habitavam as regiões litorâneas do Brasil no século XVI). Para' nã, que quer dizer rio grande ou mar e buka, que quwer dizer buraco. Assim seria algo parecido como "buraco do mar". Outros dizem que seria da palavra "paranãbuku", isto é, "rio comprido". Entre outras interpretações. Possuindo uma área de 98.149 KM² além dos arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo. Sua capital Recife e no interior se destacam as cidades de caruaru e Petrolina.
História
Sua pre-história, pre-história e período colonial são muito ricos. O Nordeste encontra-se um dos mais antigos sítios arqueológicos do país. Com datação superior a 40 mil anos. Em pernambuco foram encontrados vestígios de ocupação humana de cerca de 11 mil anos atraz. Nas regiões de chã do Caboclo, em Bom Jardim e Furna do Estrago, em Brejo de madre da Deus. Foi encontrada uma necrópole pre-histórica, com 125 metros quadrados de área coberta, com 83 esqueletos humanos em bom estado de conservação. Entre os grupos indígenas antigos da região destaca-se a tradição Itaparica. Na época da colonização dos portugueses se destacava os grupos Caetés e os tabajaras, já desaparecidos. No agreste de Pernambuco encontra-se pinturas rupestres de mais de 2 mil anos. Nas regiões dos brejos de altitude (Floresta de Serra) do estado é possível encontrar grupos indígenas como os Pankararu e os Atikun (em floresta).
Outra caracterisstica marcante no período colonial foi a matcada presença holandesa na região, que ocorreu no anos de 1630-1654, onde após saquear a frota espanhola da prata, a Holanda arma uma nova expesdição desta vez contra Pernambuco, a mais rica das possessões portuguesas. Com o objetivo de restaurar o comércio do açúcar com os paises baixos, que fora proibida pela coroa espanhola. e no ano de 1629 partia de Cabo Verde uma grande esquadra de 67 navios e mais de 7 mil homens , sob o comando de Hendrick Lonck. Desembarcando na praia de Pau Amarelo, comquistaram a capitania em fevereiro de 1630, estabelecendo a colônia Nova Holanda. Com pouco resistência dos portugueses, onde os moradores tiveram que fugir lavendo o que puderam. Em 1637 chega na região de Nova Holanda o conde Maurício de Nassau, acompanhado por uma equipe de arquitetos e engenheiros. Dando início a construção da Mauritsstad (atual Recife). Com a construção de pontes, diques e canais. Onde o arquiteto Pieter Post foi o responsável pelo traçado da nova cidade e de edifícios como o Palácio de Friburgo, sede do poder de Nassau na Nova Holanda, tendo um observatório astronômico, o primeiro do Hemisfério Sul. abrigando o primeiro Farol e o primeiro jardim Zoobotânico do continente americano. No governo de Nassau, Recife foi considerada a mais cosmopolita cidade da América, tendo a maior comunidade judaica do continente, onde foi construido a primeira sinagoga do Novo Mundo. Chamada de Kahal Zur Israel. Com Insurreição Pernambucana , com a chegada de reforços portugueses em 1654 os holandeses foram expulsos na segunda Batalha dos Guararapes.
Com esta breve história podemos notar que a arquitetura teve forte influencia holandesa durante o governo de Maurício de Nassau.
Imagens
Entorno do marco Zero em Recife com algumas imagens do lugar, muito bonito com uma arquitetura que se confunde com a natureza do lugar.
Vídeos
Alguns vídeos da cidade, começando com a chegada ao aeroporto de Gararápes, uma visita ao museu do trem em Recife, um passeio de barco ate as esculturas de Brennand, uma visita a Sinagoga ( a primeira das Américas), um passeio nun dia de Domingo na cidade passando por umas das pontes em estilo holandês, um passeio de barco guiado contando curiosidades da cidade de suas pontes ao som do meu Xará Luiz Gonzaga, uma caminhada na famosa praia de Boa Viagem.
Um passeio na bela praia de Boa Viagem, nas ruas da cidade com suas pontes e um visita as esculturas de Brennand.
Comentários
Postar um comentário