Retratos : Portugal

 



      Bom dia pessoal

 Sejam muito bem vindos ao meu blog, Olhartouristta. Conhecer Portugal, sua rica história, sua cultura, seu povo, sua gastronômia e principalmente seuss atrativos turísticos, seriam necessários vários livros, porém vou escrever um pouco neste blog sobre este país ibérico, que foi pioneiro nas navegações. Portugal ou oficialmente República de Portugal é um país localizado na parte ocidental da península Ibérica. Com uma área total de 92.092 KM² limitado a norte e leste pela Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico. Além de duas regiões autônomas, que são o Açores e o arquipélago da Madeira. 

     O nome Portugal vem da jução de Portus Cale. Sendo Portus o nome latim para Porto e Cale era um povoado que ficava ao norte de Portugal, onde hoje fica a Vila Nova de Gaia , que é vizinha ao Porto. 

                                                                              Sua História

     A pré-história do país, assim como o resto da península ibérica, onde os mais antigos vestígios humanos são o homem  de Cro-Magno, com características de Neandertal, datados de cerca de 24.500 anos. Interpretados como extensas populações cruzadas nas duas espécies. Durante o período neolítico os pré-celtas e celtas, ocuparam a área dando origem a povos como os galegos, os lusitanos e os kinetes, além dos fenícios e cartagineses que visitaram a área. Os romanos incorporaram ao seu império sob o nome de lusitânia (que correspondem ao centro e sul de Portugal). No século III, com as reformas do Imperador Diocleciano, foi criada a Galécia, a norte do Douro. O período de dominação romana, marcou muito a região não só em algumas construções, como também a forte presença da língua latina, onde culminou na formação da língua portuguesa. 

     

     

     A era dos grandes descobrimentos se deu com a conquista de Ceuta em 1415. As figuras mais importantes foram o navegador infante D Henrique ( me lembro, pois estudavamos sobre ele na época de colégio) e o Rei D. João II. No ano de 1422 D. João I pois fim a datação por meio da era Cesar e passou adotar o Anno Domini, sendo o último reino católico a fazê-lo. Em 1488 Bartolomeu Dias contornou o cabo da boa esperança, comprovando a ligação entre os oceanos atlântico e índico e logo em seguida novas rotas e terras foram descobertas como america do norte , sul e culminando é claro com a descoberta do Brasil.


                                                                        

                                                                Geografia

       O país é dividido pelo seu rio principal o Tejo. A norte, a paisagem é montanhosa nas zonas do interior com planaltos, intercalados por áreas que permitem o desenvolvimento da agricultura . Ao  sul, até ao Algarve, o relevo é caraterizado por planícies, sendo as serras esporádicas. Assim como o Tejo , temos os rios o Douro, o Minho e o Guadiana que nascem na Espanha. Na serra da Estrela temos os rios que nascem e tem seu percurso totalmente no territorio lusitano. Como por exemplo: o Vouga, o Sado, o Zêzere e o maior, o Mondego. E na mesma serra da Estrela fica a montanha mais alta de Portugal continental, a Torre com 1993 metros de altitude, perdendo apenas para a montanha do Pico nos Açores. 




                                                                   O turismo


O turismo continua a ser um setor econômico muito importante em Portugal. E prevê-se que o número de turistas aumente exponencialmente nos próximos anos. Embora ocorra uma concorrência crescente de outros destinos pela europa, como a Croácia, que oferecem atrações parecidas, mas com preços mais convidativos. Devido a este e outros fatores, o país procurou desenvolver também atrações específicas para determinados tipo de público, como saúde, natureza e turismo rural, para ter um diferencial e se manter a frente de seus concorrentes.

Sendo um dos países mais visitados do mundo, com média de 13 milhões de turistas estrangeiros anualmente. Por este motivo o turismo desempenha um papel cada vez mais importante na economia de Portugal, onde representa cerca de 11% do produto interno bruto (PIB). Entre os povos estrangeiros que mais visitam o país estão os britânicos, espanhóis, alemães,franceses e brasileiros.



Palácio da Pena em Sintra, muito bonito e sintuoso por sinal, foi classificado Patrimônio Mundial pala UNESCO.

No ano de 2013, Portugal chegou a 20ª. posição entre as 140 nações avaliadas pelo índice de competitividade em Viagens e turismo, publicado pelo Fórum Econômico Mundial. No mesmo ano, Portugal também foi eleito pela Condé Nast Traveller o melhor destino do mundo para se viajar. Paisagem, gastronomia, praias e a simpatia da população foram os critérios usados para a escolha.



Com o objetivo de diversificar os destinos no país, o governo português continua a promover e desenvolver novos destinos turísticos, cmo Vale do Douro, a ilha do Porto Santo e o Alentejo. Além de incrementar a economia do país, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, como hospedagem e serviços. No ano de 2005 lisboa foi a segunda cidade européia mais visitaada depois de Barcelona. Porém no ano de 2019 segundo pesquisa da Mastercard, paris é a segunda cidade mais visitada sendo superada por Bangkoc, na Tailândia. Mas lisboa esta entre os top 10. Estando em 8º lugar. Uma concorrência saldável, onde quem oferece a melhor infraestrutura e atrações sai na frente. Quem ganha com isso é o turista. 







A Gastronomia


O roteiro gastronômico é outro atrativo forte do país, pois a variedade de pratos é muito rica e popular entre os locais e os estrangeiros. Como não poderia deixar de ser cada região do páis tem seus pratos típicos, tendo como destaque as mais variadas comidas, como a carnes de boi, carneiro, porco e aves. Vários tipos de pescado (sardinha, mariscos). E é claro o bacalhau, que é a vedete, sendo um dos mais consumidos e tendo uma variedade de pratos à base deste peixe. São consumidos também queijos dos mais variados tipos e sabores, como queijos da Serra da Estrela, Azeitão e são Jorge.




Queijos





Pastéis de nata

Outra estrela da culinária portuguesa e que é bem apreciada por locais e estrangeiros, são os famosos pastéis de nata ou pastéis de Belém. Um dos doces mais tradicionais de Portugal. Foram criados no ano de 1837 no Mosteiro dos Jerônimos, sendo uma atração turística gastronômica, se é que pode caracterizar desta forma, obrigatória para todos que visitam Portugal.









Vinhos

Não poderia terminar sem falar dos famosos vinhos portugueses. Vinhos do Douro, Alentejo e Dão, os vinhos verdes do Minho e os licores do Porto e da Madeira. 




     São muitas atrações, lugares gastronomia, praias, locais históricos,  cultura, museus, bares , restaurantes o seu povo acolhedor e por estas razões se for viajar conheça este destino turistico incrível que é Portugal. 

  Dicas:

Se for viajar escolha um bom kit de viagens:
Kit Mala Bordo de Viagem 10kg com Frasqueira 3 Unidades (Preto)
Link do produto: https://amzn.to/3FU0VNz

Estojo Multiuso para Viagem Azul - Oikos
link do produto: https://amzn.to/3uQ216K

Adaptador Tomada Universal Padrão 150 Países Viagem Bivolt
link do produto: https://amzn.to/3j6whYz

Dispenser Garrafa Portátil 4 Em 1 Viagens Loção Shampoo Gel Cremes Rosa
link do produto: https://amzn.to/3PszJbS

Balança Digital Mala Bagagem Pescaria Gancho Bolsa Precisão
link do produto: https://amzn.to/3HFTcnS

Quem não gosta de viajar?




Abraço Forte



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mitos e Lendas: A História Fascinante do Saci Pererê

Monumento aos Mortos da Segunda Guerra

Atrativos Turísticos do Rio de janeiro e grande Rio que merece uma visita.